Mural de avisos

Mural de avisos

Artes


 Professora Vera Lessa - As atividades de Arte para os alunos dos oitavos e nonos anos
 ARTE – VESPERTINO

QUESTIONÁRIO SOBRE O TEXTO; MÚSICA – PARA TODAS AS TURMAS
  1. Como o SOM é formado e de que forma ele se propaga?
  2. Quais são as características do Som?
  3. Qual é a característica do SOM que determina se é som grave ou agudo?
  4. Quanto menor for o número de vibrações, como será o som?
  5. Uma nota tocada em um piano pode ter um som________ou ________, dependendo do que?
  6. O que representa a INTENSIDADE em uma música? Como é interpretada por nossos ouvidos?  
  7. O que é TIMBRE? Exemplifique
  8. Como podemos definir MÚSICA?
  9. Como os indianos entendem a música e como eles fazem suas músicas?
  10. O  que é SITAR?
  11. Qual a Banda Musical de Rock, dos anos 1960 que utilizaram o SITAR em suas composições musicais?
  12. Qual o nome do integrante da Banda The Beatles que aprendeu a tocar o SITAR e usou o instrumento em uma de suas músicas?
  13. Quais são as notas musicais?
  14. Para que serve uma Partitura Musical?
  15. Quantas linhas e quantos espaços tem uma Pauta musical e para que serve a pauta?
  16. Como são contadas as linhas e os espaços de uma pauta musical ?
  17. O que significam as duas linhas verticais e paralelas colocadas em uma pauta musical de uma música?
  18. Como a MÚSICA pode ser dividida?
  19. Qual a importância do RITMO em uma música?
  20. Como a MELODIA é feita?
  21. O que representa a Harmonia quando uma música é tocada em algum instrumento musical?

Vera Lessa, Junho de 2015


ARTE – VESPERTINO
MOVIMENTO ARTÍSTICO DO SÉCULO XX – CUBISMO
O  CUBISMO foi um movimento artístico desenvolvido na Europa, no início do século XX, influenciado pelas obras do pintor do Impressionismo e Pós-Impressionismo Paul Cèzanne. Cèzanne iniciou as obras de arte que influenciaram a Arte Moderna do século XX.
Os Cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com TODAS AS SUAS PARTES NUM MESMO PLANO. É     como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Essa atitude de DECOMPOR os objetos não tinha compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas. Significava o ABANDONO DA BUSCA DA ILUSÃO DA PERSPECTIVA ou das três dimensões dos seres.
Os pintores do Cubismo são: PABLO PICASSO, GEORGES BRAQUE e FERNAND LÉGER. O fundador do Cubismo foi Pablo Picasso.
PABLO PICASSO, pintor espanhol, viveu 92 anos dedicados à pintura. No início de sua carreira passou por duas fases importantes de sua carreira. A primeira chamada de FASE AZUL (1901-1904) que representa a TRISTEZA e a MELANCOLIA dos mais pobres, e a FASE ROSA, em que faz diversas obras sobre atores de circo como ACROBATAS e ARLEQUINS, fase considerada de maior tranqüilidade para o artista.
INFLUENCIA DA ARTE AFRICANA NO CUBISMO DE PABLO PICASSO
Depois de conhecer a arte africana e compreender que o artista negro não pinta ou esculpe de acordo com as tendências de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior, PICASSO desenvolveu uma verdadeira revolução na arte.
OBRA DE PICASSO: ”LES DEMOISELLES D´AVIGNON (1907). Com essa obra o artista começa a elaborar a estética cubista que se fundamenta na DESTRUIÇÃO DA HARMONIA CLÁSSICA DAS FIGURAS E NA DECOMPOSIÇÃO DA REALIDADE.
Picasso começa a voltar sua atenção para o homem europeu envolvido em conflitos que desembocarão nas guerras da década seguinte – PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL EM 1914.
OBRA DE PICASSO: “GUERNICA” – Em 1937 Picasso pinta o seu mais famoso mural em que representa,com veemente indignação, O bombardeio da cidade espanhola de GUERNICA, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por crianças, mulheres e trabalhadores.
GEORGES BRAQUE: Também renovou a arte do século XX ao considerar a pintura como uma obra diferente de uma descrição objetiva da realidade.
Principal obra de Braque: CASAS DE ESTAQUE (1908)
FÈRNAND LÉGER: Léger : As obras de Léger apresentam um desenho geometrizado. Sua pintura é importante pelo seu significado, pois representa o otimismo, diferente do significado das obras de Picasso e Braque. Léger mostra em suas obras que a máquina e o trabalho dos homens na produção industrial são formas de construir um mundo novo, como pode-se ver na sua obra
OBRA DE LÉGER: “ELEMENTOS MECÂNICOS”

 ARTE – VESPERTINO
MOVIMENTO ARTÍSTICO DO SÉCULO XX – CUBISMO
O  CUBISMO foi um movimento artístico desenvolvido na Europa, no início do século XX, influenciado pelas obras do pintor do Impressionismo e Pós-Impressionismo Paul Cèzanne. Cèzanne iniciou as obras de arte que influenciaram a Arte Moderna do século XX.
Os Cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com TODAS AS SUAS PARTES NUM MESMO PLANO. É     como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Essa atitude de DECOMPOR os objetos não tinha compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas. Significava o ABANDONO DA BUSCA DA ILUSÃO DA PERSPECTIVA ou das três dimensões dos seres.
Os pintores do Cubismo são: PABLO PICASSO, GEORGES BRAQUE e FERNAND LÉGER. O fundador do Cubismo foi Pablo Picasso.
PABLO PICASSO, pintor espanhol, viveu 92 anos dedicados à pintura. No início de sua carreira passou por duas fases importantes de sua carreira. A primeira chamada de FASE AZUL (1901-1904) que representa a TRISTEZA e a MELANCOLIA dos mais pobres, e a FASE ROSA, em que faz diversas obras sobre atores de circo como ACROBATAS e ARLEQUINS, fase considerada de maior tranqüilidade para o artista.
INFLUENCIA DA ARTE AFRICANA NO CUBISMO DE PABLO PICASSO
Depois de conhecer a arte africana e compreender que o artista negro não pinta ou esculpe de acordo com as tendências de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior, PICASSO desenvolveu uma verdadeira revolução na arte.
OBRA DE PICASSO: ”LES DEMOISELLES D´AVIGNON (1907). Com essa obra o artista começa a elaborar a estética cubista que se fundamenta na DESTRUIÇÃO DA HARMONIA CLÁSSICA DAS FIGURAS E NA DECOMPOSIÇÃO DA REALIDADE.
Picasso começa a voltar sua atenção para o homem europeu envolvido em conflitos que desembocarão nas guerras da década seguinte – PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL EM 1914.
OBRA DE PICASSO: “GUERNICA” – Em 1937 Picasso pinta o seu mais famoso mural em que representa,com veemente indignação, O bombardeio da cidade espanhola de GUERNICA, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por crianças, mulheres e trabalhadores.
GEORGES BRAQUE: Também renovou a arte do século XX ao considerar a pintura como uma obra diferente de uma descrição objetiva da realidade.
Principal obra de Braque: CASAS DE ESTAQUE (1908)
FÈRNAND LÉGER: Léger : As obras de Léger apresentam um desenho geometrizado. Sua pintura é importante pelo seu significado, pois representa o otimismo, diferente do significado das obras de Picasso e Braque. Léger mostra em suas obras que a máquina e o trabalho dos homens na produção industrial são formas de construir um mundo novo, como pode-se ver na sua obra
OBRA DE LÉGER: “ELEMENTOS MECÂNICOS”

A ARTE AFRICANA
No século XVI, chegaram à Europa alguns objetos da arte africana que foram consideradas apenas como OBJETOS EXÓTICOS. A expansão do domínio colonial europeu na África,que se deu de forma mais intensa no final do século XIX, contribuiu para o aumento do contato da Europa com a arte africana e motivou diversas pesquisas antropológicas sobre os povos e as culturas africanas. Como resultado, a ARTE AFRICANA FOI CLASSIFICADA COMO OBRAS NATURALISTAS, EXPRESSIONISTAS E ABSTRATAS. Essa classificação, no entanto, não são corretas, pois a arte africana nunca se organizou em tendências ou movimentos estéticos.
Atualmente considera-se de grande importância a escultura africana, como as terracotas, os trabalhos em bronze ou madeira da Nigéria, da Costa do Marfim ou do Zaile.
É importante frisar que os africanos fazem objetos belos, perfeitos,com muita dedicação, não para serem admirados como obras de arte e sim como uma arte dedicada à suas crenças religiosas. A maioria dos objetos são para uso em suas casas ou nas cerimônias – As obras africanas mais importantes são as MÁSCARAS AFRICANAS, as quais serviram de inspiração para as obras cubistas de Pablo Picasso.


QUESTIONÁRIO SOBRE CUBISMO – TURMAS DOS 9 ANOS
1.Quando e onde o Movimento Artístico CUBISMO foi realizado?
2.Quais são os principais pintores do Cubismo?
3.O Cubismo sofreu influência da obra de qual artista do Impressionismo?
4.Quais as são as características da arte cubista?
5.Quais são as duas fases da arte de Pablo Picasso? Explique cada uma delas.
6.Quais são as duas principais obras de Pablo Picasso após as fases azul e rosa?
7.Descreva a obra “Les Demoiselles d avignon” de Pablo Picasso
8. Descreva o obra GUERNICA de Pablo Picasso e o motivo pelo qual ele fez essa obra de arte.
9.Escreva a obra de Georges Braque
10. Qual a característica diferenciada das obras de arte de Férnand Léger, em relação aos seus colegas?
11. Como a arte africana foi considerada pelos invasores europeus ao continente africano, a partir do século XVI?
12.Qual o objetivo mais importante da arte africana para os povos africanos?
13.Qual tipo de obra africana influenciou o trabalho artístico de Pablo Picasso?


ARTE VESPERTINA
QUESTIONÁRIO SOBRE A MISSÃO FRANCESA NO BRASIL NO SÉCULO XIX
  1. Quando e onde a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil?
  2. Por qual motivo a família Real Portuguesa mudou-se para o Brasil no século XIX?
  3. Quais as reformas que D.João VI fez na cidade do Rio de Janeiro no século XIX e em qual estilo artístico?
  4. Quando a Missão Francesa chegou ao Brasil e qual a finalidade da vinda dos artistas franceses ?
  5. Quem chefiou a Missão Francesa?
  6. Quais os outros artistas que fizeram parte da Missão Francesa?
  7. O que esse grupo de artistas organizou, em l816, na cidade do Rio de Janeiro?
  8. Quem foi Nicolas-Antoine Taunay ?
  9. Quais são as suas obras mais famosas feitas no Brasil?
  10. Quem foi DEBRET e o que ele fez de importante no Brasil?
  11. Qual o trabalho mais conhecido que Debret fez sobre o Brasil?
  12. Na arquitetura, o que a Missão Francesa desenvolveu?
  13. Qual a diferença entre Arte Barroca e Arte Neoclássica?
  14. Quem foi o principal arquiteto da Missão Francesa e qual sua principal obra?
  15. Quais são os outros edifícios neoclássicos de autoria de Montigny?
  16. Quais são os dois primeiros e importantes artistas brasileiros que estudaram na Escola Imperial de Belas Artes da Missão Francesa?
  17. Quem foi Manuel de Araújo Porto Alegre?
  18. Quem foi Rugendas e qual sua obra importante no Brasil?


Professora Vera - As atividades de Arte para os alunos dos oitavos e nonos anos.


Conteúdos Bimestrais 2015


1ºBimestre


Profª. Isis- 6º anos


Egito

_ Grécia

_ Roma


Profª Isis- 7º Ano


_ Renascimento

_ Barroco

_ Rococó



 Profª Vera Lessa 8º anos


ARTES VISUAIS
  1. Influência da Arte desenvolvida no Brasil nos séculos XVIII e XIX na arte contemporânea brasileira
  2. Impressionismo
  3. Fotografia – surgimento da fotografia no Brasil e sua importância na arte do século XX
  4. Elementos fundamentais de uma obra de Arte
  5. Noções de perspectiva, linhas,forma, simetria,cores
TEATRO:
  1. História do Teatro, tipos de peças teatrais, personagens, diferença entre Arte Teatral e Arte dramática
  2. Representação em Jogral de um trecho de uma poesia de Carlos Drummond de Andrade
MÚSICA
  1. Catálogo de Arte com o tema ; GENEROS MUSICAIS
História da música brasileira

 Profª Vera Lessa 9º anos
  
ARTES VISUAIS
  1. Relação entre arte e mercado
  2. Influência da Arte do século XIX nas atividades artistas contemporâneas 
  3. Fotografia: Pontilhismo
  4. Cor, luz e e cor pigmento 
  5. Principais elementos de uma obra de arte
TEATRO
  1. História do Teatro (teoria e prática)
    Trabalho individual sobre a História do Teatro onde cada aluno vai pesquisar um teatrólogo)
    Atividade em grupo – Jogral com um trecho de uma peça teatral.
MÚSICA
   1. Catálogo de Arte com o tema: GÊNEROS MUSICAIS
                      Trabalho em grupo – cada grupo vai fazer um catálogo com um                           gênero musical

FOTOGRAFIA
  1. História do surgimento da fotografia no Brasil e sua importância na Arte
  2. Trabalho fotográfico com o tema ÁGUA.

2º Bimestre 

Profª Isis - 6º anos

  1. Arte Bizantina 
  2. Arte Indígena

Profª Isis - 7º anos

  1. Missão Artística Francesa 
  2. Arte Gótica
 Profª Vera Lessa - 8º anos 
              ARTES VISUAIS

1.AMBIENTE CULTURAL ARTÍSTICO NO SÉCULO XIX E XX NO BRASIL

A) Missão Francesa –  Arte Neoclássica

B) Arte no Brasil nas décadas de 1960 e 1970 – Concretismo, Abstracionismo

2.REALISMO – ARQUITETURA CIVIL URBANA BRASILEIRA

3. MOVIMENTO AS ARTES E OFÍCIOS – ART NOUVEAU

4. ARTE NA AMÉRICA LATINA EM OBRAS DE FRIDA KAHIO, DIEGO

RIVERA, JOSE CLEMENTE OROZCO.

MÚSICA

A) NOÇÕES SOBRE TEORIA MUSICAL – COMPOSIÇÃO MUSICAL,

PARTITURA, NOTAS MUSICAIS

B) PRINCIPAIS COMPOSITORES BRASILEIROS

C) MÚSICA FOLCLÓRICA E CANTIGAS DE RODA

DANÇA

A) DANÇAS FOLCLÓRICAS NO BRASIL E SUAS ORIGENS.

TEATRO

A) HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO

PESQUISAS: a) Trabalho individual sobre pintores do Impressionismo –

Claude Monet, Edgar Degas e Pierre Auguste Renoir.

b) Instrumentos musicais – falar sobre o surgimento da guitarra elétrica e

o cavaquinho

c) Compositores brasileiros – Catálogo de Água

ATIVIDADES PRÁTICAS

a) Composição Decorativa Simétrica em quatro fases.

PROJETO COM O TEMA; ÁGUA





Profª Vera Lessa - 9º anos

 
 ARTES VISUAIS

1.PÓS-IMPRESSIONISMO

2.EXPRESSIONISMO

3.CUBISMO

4.ARTE NO BRASIL

MÚSICA

a) NOÇÕES SOBRE TEORIA MUSICAL

b) COMPOSITORES BRASILEIROS

c) HISTÓRIA DA GUITARRA ELÉTRICA E DO CAVAQUINHO

TEATRO:

a) HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO

b) ELEMENTOS DO TEATRO – PERSONAGENS, CENÁRIOS.

DANÇA

A) DANÇAS FOLCLÓRICAS

B) ESTILOS DE DANÇA

PESQUISAS INDIVIDUAIS:

A) Pintores do Movimento Artístico PÓS IMPRESSIONISMO – Van Gogh,

Toulouse-Lautrec e Paul Cezanne

B) Compositores Brasileiros – Catálogo de Arte

C) Instrumentos Musicais – História da Guitarra Elétrica

PROJETO COM O TEMA; ÁGUA

3º Bimestre


Profª Vera Lessa- 8º anos


 1.ARTES VISUAIS

a)Art Nouveau – Brasil e Europa

b)Murais Mexicanos – Arte Mexicana

c) Modernismo Brasileiro – Semana de Arte Moderna – 1922

2.DESENHO GEOMÉTRICO

a) Conceitos sobre retas, semi-retas, linhas

b) Espaço e Forma

c) Figuras geométricas: quadrado, retângulo, losango, triângulos.

3.MÚSICA

a) Principais compositores brasileiros

4. ATIVIDADES PRÁTICAS

a) Construção de objetos tridimensionais utilizando material reciclado

b) Releitura de obras de arte do Modernismo Brasileiro – desenho e pintura

c) Confecção de capa de livro (releitura)


Profª Vera Lessa- 9º anos

ARTES VISUAIS:

1.MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DESENVOLVIDOS NO SÉCULO XX

a) Abstracionismo- relação de elementos da linguagem visual.

b)Dadaísmo – Marcel Duchamp  e o readymade

c)Surrealismo – valorização das pesquisas científicas sobre inconsciente e

sonhos, em expressões artísticas: Influência das teorias de Freud.

d)Op Art e Pop Art

e)Vanguardas brasileiras nas décadas de 1960 e 1970 – arte durante a

ditadura militar no Brasil.

2. ATIVIDADES PRÁTICAS:

a) Construção de objetos tridimensionais, por meio de figuras geométricas:

Quadrado, Retângulo, Losango e triângulos Equilátero, Isósceles e  Escaleno.

b) Releitura de obras de arte (desenho e pintura)

c) JOGRAL – poesia de Carlos Drummond de Andrade

3. PESQUISAS sobre  Arte Africana e Arte Indígena

Nenhum comentário:

Postar um comentário