Artes

   TRABALHO DE ARTES 4° BIMESTRE
PROF ANA JAIRA  

A cor


            Você sabia que foram os gregos os primeiros a preocupar-se com o estudo das cores? Mas também sabemos que os homens pré-históricos já se preocupavam em colorir seus desenhos nas cavernas (pinturas rupestres) e, para isso, copiavam as cores da natureza.
            O mundo que nos cerca é colorido. Observe a natureza, a cor está em toda parte e de muitas formas: no mar, no céu, na terra, no sol, nas florestas, nos animais, nos pássaros e nas flores. Que linda é a natureza, tão colorida! Se você não pode, neste momento, olhar a natureza, observe as coisas que o cercam. Observe como a roupa das pessoas é colorida, os objetos de cozinha, os objetos de decoração, os meios de comunicação, as fotografias, a nossa escova de dente! Que bom que as coisas têm cor, pois isso torna a vida mais alegre, não é mesmo?
Mas de onde vêm as cores?
Só conseguimos enxergar as cores por causa da luz.
Você sabia que sem a luz não veríamos nenhuma delas?
            A luz do sol, que percebemos como branca, é na verdade composta por sete cores: as cores do arco-íris, aquele que vemos no céu quando há sol e chuva ao mesmo tempo. Quando a luz do sol ilumina uma flor vermelha, significa que esta flor tem pigmentação vermelha. Isso quer dizer que a superfície dela absorve todas as outras cores da luz do sol, transforma-as em calor e reflete para os nossos olhos só a luz vermelha. Quer ver como isso é verdade? O preto absorve todas as sete cores e transforma-as em calor. Isso quer dizer que quando saímos com uma roupa preta em um dia de sol, sentimos muito calor! A cor branca reflete toda luz.
            Foi Isaac Newton (1642-1727), um cientista inglês, quem descobriu isso tudo, quando decompôs a luz do sol com um prisma de cristal. Newton se preocupou com o estudo da luz.
As sensações das cores

            As cores nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor. Muitos estudiosos pesquisaram como isso acontece.
Não é difícil de perceber.
            O vermelho representa o fogo e o sangue, transmite dinamismo e sensação de violência e paixão; por outro lado, o azul representa o céu, a imensidão, a calma, a tranquilidade. É uma das cores mais escolhidas universalmente. Geralmente revela introversão e sensibilidade.
            Podemos dizer que as primeiras cores, de que se tem notícia, são as da natureza, pois cada elemento que a compõe já surge com a cor que o caracteriza. Veja como as flores são coloridas e belas, assim como os animais. Observe uma arara, ela é linda, toda colorida e nenhuma pessoa é responsável por isso, não foi lá colori-la, ela já nasceu assim, pois é um elemento que faz parte do milagre da natureza.
            Além de considerarmos as cores naturais, vamos classificá-las.



1 - Cores primárias
Também chamadas cores puras, pois não precisam da mistura de outras cores para se formarem.            
São elas: Amarelo , Magenta (Vermelho) e Ciano (Azul).


OBS.: A cor magenta é como se fosse um rosa bem forte (clique no link para ver), como não encontramos essa cor na caixa de lápis de cor de 12 cores usada pelos alunos na escola, vamos estudar as cores com o uso do vermelho claro.

2 - Cores secundárias
Surgem da mistura das cores primárias.São elas: Laranja , Verde e Roxo.

LARANJA: Amarelo + Vermelho.
VERDE: Amarelo + Azul.
ROXO: Azul + Vermelho.

3 - Cores terciárias
            Surgem da mistura de cores primárias com cores secundárias. Você vai misturar duas cores para conseguir uma terceira cor. Então, a cor que tiver mais quantidade na mistura feita puxará o seu nome. Veja o exemplo. 


4 - Cores quaternárias
Surgem da mistura de duas cores secundárias.São elas: ArdósiaCastanho, e Citrino.


ARDÓSIA: Verde + Roxo.
CASTANHO: Laranja + Roxo.
CITRINO: Laranja + Verde.


Círculo Cromático​



O círculo de cores apresenta as sete cores básicas do espectro e suas variantes. São ao todo doze cores (três primárias, três secundárias e seis terciárias): vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e azul-esverdeado.
Desse modo, as denominadas cores complementares são aquelas que juntas formam tonalidades de cinza e apresentam maior contraste entre si.
Ao visualizar o círculo cromático podemos identificar a cor complementar, pois elas estão localizadas nas extremidades opostas às cores primárias.
Assim, são complementares as cores: azul (primária) e laranja (secundária); vermelho (primária) e verde (secundária); amarelo (primária) e roxo (secundária).
Lembre-se que as cores primárias apresentam uma cor secundária como complementar, e vice-versa. Já as cores terciárias possuem outra cor terciária como complementar.
Saiba mais sobre as Características das Cores.

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Temperatura das cores

            No conceito da “Temperatura das Cores” ficou estabelecido que as “cores quentes” são aquelas associadas ao fogo (amarelo, laranja e vermelho) e as “cores frias” estão associadas à água e ao frio (azul, verde e violeta).
Essa classificação foi criada pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) com o intuito de designar as sensações que cada bloco de cor gera no ser humano.

Segundo ele, as cores quentes são dinâmicas e estimulantes, as quais estão associados à vitalidade, excitação, alegria e movimento.

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5 - Cores neutras
Caracterizam-se pela não predominância de tonalidades quentes ou frias.
São elas: PretoBranco e a junção das duas que é o Cinza (Preto + Branco).


Além delas, consideramos como cores neutras os tons pastéis: bege, marrom e suas nuanças e matizes.


6 - Cores quentes
As cores quentes transmitem-nos energia e calor, pois nos lembram o sol e o fogo. São cores alegres que têm poder de aproximar as imagens e faze-las parecer maiores do que são. São elas: Amarelo, Laranja e Vermelho com todas as nuances dessas cores.



7 - Cores frias

As cores frias transmitem-nos calma, tranqüilidade e tristeza, pois nos lembram água, mar vegetais, florestas. Têm o poder de afastar imagens e faze-las parecer menores. São elas: Verde, Azul e Roxo e todas as suas nuances.


8 – Monocromia ( Mono = Uma; Cromo = Cor; uma cor. )
            É a variação tonal das nuances e matizes de uma determinada cor.Nuanças ou matizes são graduações quase imperceptíveis de uma cor, Aplicam-se a todas elas, pois dar-lhes sobretons, como, por exemplo: vermelho + branco = cor-de-rosa ou vermelho + preto = bordô.


9 – Policromia ( Poli = Muitos; Cromo = Cor; muitas cores. )
Policromia é o emprego de variadas cores com ou sem ordem estabelecida. Causando um belo impacto visual.

10 - Cores análogas e complementares
            Para compreender melhor as cores análogas e complementares é necessário observar o círculo cromático onde são dispostas as cores primárias, secundárias e terciárias.
            As cores análogas são cores vizinhas no círculo cromático. Exemplo: A cor Laranja  análoga do Amarelo e do Vermelho. São aquelas que estão próximas umas das outras dentro do círculo cromático. Note que cada uma das cores análogas compartilham uma mesma cor básica, a saber:
·         Azul (primária), azul-esverdeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).
·         Vermelho (primária), vermelho-arroxeado (terciária) e vermelho-alaranjado (terciária).
·         Amarelo (primária), amarelo-esverdeado (terciária) e amarelo-alaranjado (terciária).
·         Verde (secundária), azul-esverdeado (terciária) e amarelo-esverdeada (terciária).
·         Laranja (secundária), amarelo-alaranjado (terciária) e vermelho-alaranjado (terciária).
·         Violeta (secundária), vermelho-arroxeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).


As cores complementares


            Diferente das cores análogas que estão localizadas próximas no círculo de cores, as cores complementares estão do lado oposto.
            são aquelas que apresentam o mais forte contraste quando estão lado a lado. Para encontrá-las basta olhar para o círculo, aquela que estiver oposta à cor desejada é sua cor complementar. Exemplo: A cor complementar do Laranja é a cor Azul Violetado, pois ela se encontra ao oposto ao circulo cromático
Atividade 

1.         Quais são as cores quentes?  
______________________________________________

2.      Quais são as cores frias? __________________________________________________

3.      Qual das cores abaixo não é considerada uma cor fria?

         laranja
azul
violeta
Verde amarelado

4.      A cor roxa ou violeta  surge com a mistura de duas cores primárias, formando uma cor secundária é a mistura de:
  a)      (  ) vermelho + laranja
       b)      (  ) amarelo + azul
       c)      (  ) azul + vermelho
       d)      (  ) vermelho + azul

5.      Coloque ( C ) para a alternativa certa e ( E ) para a alternativa errada.
  
      a)      As cores frias são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde.  (  )
      b)      As cores quentes são associadas ao sol e ao fogo. (  )  
      c)      As cores quentes são: laranja, roxo, vermelho. (  )
      d)     As cores quentes passam  sensação de calor. (  )
      e)      As cores frias nos transmitem a sensação de frio. (  )


            Nesta atividade vamos fazer a experiência do disco de Newton. Para isso você vai usar um compasso, um transferidor ou até mesmo um disco de CD como utilitário pra fazer o desenho de um círculo. Você deverá dividir esse círculo em sete partes iguais e colorir as partes com as cores bem semelhantes a do arco-irís. Depois de pronto, corte o círculo e use um lápis no centro do disco para ajudar a girá-lo. Você verá que cor vai surgir dessa experiência


6) Atividade – DISCO DE NEWTON.
Pinte com lápis de cor, lápis aquarela ou tinta guache os espaços abaixo de acordo com as cores pedidas no círculo cromático.

7)

OBS: AS CORES PRIMÁRIAS SÃO MAGENTA, AZUL CIANO E AMARELO.


ESTE EXERCÍCIO USA A COR VERMELHA EM VEZ DE MAGENTA DEVIDO AS LIMITAÇÕES DE ALGUMAS CAIXA DE COR ESCOLARES QUE NÃO CONTÉM ESTA COR.
ESTE É UM CÍRCULO CROMÁTICO QUE USA AS CORES ORIGINAIS:





TRABALHO DE ARTES 4° BIMESTRE
PROF ANA JAIRA


Disciplina          Artes
Professora      Ana Jaira
Nome
Série /turma                Nota
Desenho de observação
Quando desenhamos algo que está a nossa vista, representando-o conforme o enxergamos. Muitos artistas usam essa forma de produção. Os impressionistas mostravam no seu trabalho o que observavam, até mesmo a intensidade da luz. Para você aplicar essa forma de desenho é necessária uma ótima observação, percebendo a forma, a proporção, o volume, os detalhes que compõem o objeto e, ainda, poderá colocar sua interpretação pessoal de luz, sombra, textura e cor. Desenhe e pinte conforme os desenhos . Capriche utilizando as técnicas de luz e sombra!


Observação: Devolva para o representante da sala



TRABALHO DE ARTES 4° BIMESTRE
PROF ANA JAIRA


               
 Faça o texto e os desenho em seu caderno de desenho   
    
  O desenho dos olhos não deve mostrar apenas a parte visível do globo ocular, mas também as sobrancelhas, as pálpebras e as bolsas inferiores. Os cílios fazem parte desse conjunto. Ressalte os cílios quando desenhar os olhos femininos. Desenhe os cílios como "massas" no canto dos olhos, não fio por fio. Os olhos descrevem movimentos amplos de rotação. Localize- os de acordo com a posição do rosto. Procure deixar sempre um ponto de luz refletida. A pupila deve ter sempre uma área mais clara, mesmo nos olhos escuros. Observe se essa área com brilho está do lado de onde vem a luz. Isso dá mais vida ao resultado final, aumentando a naturalidade.


As características principais dos olhos masculinos residem nas sobrancelhas longas e espessas, nos cílios curtos e pouco pronunciados e numa linha pouco suave. As olheiras podem ser mais acentuadas, assim como rugas. Isso torna o desenho mais expressivo. De maneira geral, usam-se com mais liberdade os detalhes anatômicos. O vigor das expressões não compromete a beleza do trabalho, chega até a destacá-la
Capriche!





CONTEÚDOS DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS 




Conteúdo:
Cores primarias secundarias, terciarias, análogas, complementares....
Representar o real e o imaginário através de desenhos; Formas de comunicação, Diferença entre cartum, desenho em quadrinho e charge. Tipos de desenhos,
História da Arte – A  Arte geralmente é organizada em períodos que acompanham o próprio desenvolvimento das civilizações.
·          Arte na Pré-História - A arte do Homem das Cavernas / arte rupestre;
·         Arte na Antiguidade -A Idade antiga foi marcada por grande evolução: a descoberta da escrita.
A)    Os egípcios foram especialmente influenciados. A criação de símbolos e sinais hieróglifos foi o grande destaque deste povo. Suas habilidades foram manifestadas através dos túmulos de faraós, estátuas de divindades, e outros artefatos de seu cotidiano.
B)    Os gregos, por sua vez, mostraram sua aptidão por meio das pinturas, monumentos e edificações, que tinham como principal referência o homem, que era considerado como o centro da perfeição.
C)    As atividades artísticas romanas desta época, impactaram a arquitetura, através de célebres construções. Expressou-se também por meio da arte Paleocristã que baseava-se nos ensinamentos de Cristo e através da Arte Bizantina.

·         Na Idade Média

Neste período foi grande a influência religiosa. Destacaram-se as expressões artísticas Celta, Gótica e Romana.

·         Na Idade Moderna

A Idade moderna foi um período de intensa expansão. Foi o tempo das descobertas geográficas. As obras artísticas fundamentavam-se na natureza. Constituíram destaques da época:
·         O Renascimento – Ressurgiu a arte greco-romana e destacou-se a pintura.
·         O Barroco – Valorizou sentimentos e emoções. O estilo sofreu influência da Reforma Protestante e contrarreforma.
·         O Rococó – Fase de valorização dos traços decorativos. O ponto de destaque era decoração e ornamentação dos ambientes.

·         Arte do século XX

Marcada pelo aparecimento de grandes tendências artísticas como:
Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, abstracionismo, Dadaísmo e Surrealismo. Estes movimentos representaram muito para o mundo.  

        

ARTES VISUAIS
Prof. Valdinei
8º ANOs 2017
PLANEJAMENTO ANUAL DE ACORDO COM O CURRÍCULO EM VIGOR

3º BIMESTRE

4º BIMESTRE.

A Semana de Arte Moderna e a busca de uma identidade cultural nacional.
·        O modernismo brasileiro após a semana de arte moderna
FLV (Fundamentos da Linguagem Visual)
A Arte no século XX, o  Modernismo e a exploração das emoções e estados mentais.
·        Cubismo -  a natureza da representação.
·        Surrealismo - inconsciente.
·        Unidade 03 do livro didático: Olhar e Luz.
·        FLV (Fundamentos da Linguagem Visual)








ARTES VISUAIS
9º ANOS 2017
PLANEJAMENTO ANUAL DE ACORDO COM O CURRÍCULO EM VIGOR

3º BIMESTRE
4º BIMESTRE
Estudo dos meios de comunicação de massa e a influência no comportamento e mudanças sociais.
Unidade 03 – Traços e cores, desenhos.
·       Hiperrealismo.
·       FLV (Fundamentos da Linguagem Visual)

Arte Contemporânea no Brasil e no Distrito Federal.
·       Sons e cores do Brasil
Unidade 03 cap. 2
·       Colorido Brasileiro.
·       O grafite brasileiro
·       Brasília capital da arte moderna.


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