Artes


ARTES – ATIVIDADES – 8º ANOS

ESTILOS ARTÍSTICOS:
            A Arte com o passar do tempo se modifica e adquire características ou interesses que são vividos na época.
            São diversas as formas utilizadas para expressar a arte, seja no desenho, na música, na escultura, na dança, etc. Essas diversas formas de expressão artísticas são chamadas de estilo. Para que haja uma melhor compreensão, vamos conhecer alguns estilos de arte.
            Para tanto, devem ser pesquisados: Impressionismo, Expressionismo, Abstracionismo, Dadaísmo, Surrealismo. De cada estilo escreva:
1)    Quais são suas principais características;
2)    Quem são (foram) seus principais representantes e suas respectivas obras;
3)    Compare o estilo com a época em que o mesmo aconteceu. Explique o que cada estilo quer (queria) mostrar;
4)    Anexe ao seu trabalho (cole) duas obras representando cada um dos estilos estudados.

O trabalho abordando os estilos artísticos e também o estudo sobre Tarsila do Amaral deverão ser entregues nas seguintes datas:

8º Ano “A” – 05/05/2014
8º Ano “B” – 07/05/2014
8º Ano “C” – 05/05/2014
8º Ano “D” – 06/05/2014
8º Ano “E” – 06/05/2014
8º Ano “F” – 07/05/2014
8º Ano “G” – 06/05/2014

ARTES – ATIVIDADES – 9º ANOS

RENASCIMENTO:
            A Arte com o passar do tempo se modifica e adquire características ou interesses que são vividos na época.
            São diversas as formas utilizadas para expressar a arte, seja no desenho, na música, na escultura, na dança, etc. Essas diversas formas de expressão artísticas são chamadas de estilo. Para que haja uma melhor compreensão, vamos conhecer alguns estilos de arte.
            Para tanto, deve ser pesquisado o “RENASCIMENTO”. Após a pesquisa, procure responder aos seguintes questionamentos:
1)    O que sugere o termo “Renascimento”?
2)    Quando aconteceu o período denominado “Renascimento”?
3)    O “Renascimento” se caracterizou pelo ideal humanista. Com isso, quais os valores que os artistas renascentistas tentam expressar em sua obra?
4)    Quais são as principais características da arquitetura renascentista?
5)    Quais  as principais características da pintura renascentista?
6)    Cite os principais artistas e suas obras.
7)    O Termo renascimento sugere que algo renasce e/ou ressurge. Explique o porque de um período ter recebido o nome de “Renascimento”.
O trabalho abordando o “Renascimento” e também o trabalho sobre Tarsila do Amaral deverão ser entregues nas seguintes datas:
9º Ano “A” – 07/05/2014
9º Ano “B” – 05/05/2014
9º Ano “C” – 06/05/2014
9º Ano “D” – 06/05/2014
9º Ano “E” – 08/05/2014
9º Ano “F” – 07/05/2014
9º Ano “G” – 07/05/2014
9º Ano “H” – 05/05/2014


Conteúdos Bimestrais 2014

1ºBimestre

Profª Elisa, 6º anos:

  • Conceitos e finalidade da Arte em diferentes contextos históricos e sociais; a Arte como linguagem universal. Definição de Cultura.
  • Arte Rupestre (período Paleolítico e Neolítico)
  • Arte pré-colombiana – civilizações maia, asteca, inca, marajoara, Santarém e outras.

Profª Elisa, 7º anos:


  • Influencia da igreja Católica em produções artísticas na Idade Média.
  • Renascimento - principais características da arquitetura, uso da perspectiva, do claro escuro e realismo da pintura; ideais clássicos de beleza: equilíbrio da simetria e regularidade de formas e cores; criação de volumes e jogo de luz e sombra da escultura e da pintura resultantes de uma interpretação científica da realidade. Obras dos grandes mestres do renascimento.

Profª Dorivane, 8º anos:

A Arte pré-colombiana – As civilizações Maia, Asteca, Inca e outras – A Arte dos antigos povos mexicanos. Os templos maias.
1.    Escultura pré-colombiana – os monóllitos; a cerâmica de técnica refinada; a ourivesaria;
2.    A misteriosa arquitetura de Machu Ricchu
O renascimento – principais características da arquitetura renascentista. O uso da perspectiva, do claro-escuro e o realismo da pintura; os ideais clássicos de beleza; o equilíbrio da simetria e a regularidade de formas e cores; a criação de volumes e o jogo de luz e sombra da escultura renascentista de uma interpretação científica da realidade.
1.    Obras dos grandes mestres do renascimento;
O romantismo – valorização dos sentimentos e da imaginação como princípios da criação artística em oposição ao estilo neoclássico;
O nacionalismo e a valorização da natureza;
Pintura romântica: a aproximação das formas barrocas

Profª Dorivane, 9º anos:

As variações do mercado da arte e das produções artísticas; a influência da tecnologia nas produções artísticas;
As funções básicas do profissional da arte. As tendências de novas profissões ligadas as tecnologias contemporâneas;
As influências dos movimentos artísticos europeus do século XIX sobre as produções modernistas brasileiras;
Impressionismo: início às grandes tendências da arte no século XX;  observação dos efeitos da luz solar sobre os objetos; sombras luminosas e coloridas; contrastes de luz e sombra de acordo com a lei das cores complementares; uso das cores puras em pequenas pinceladas produzindo efeito de mistura óptica; a influência da fotografia; o pontilhismo;

Pós-impressionismo: o uso arbitrário da cor definido e limitado por linha de contorno visível.

2º Bimestre

Conteúdos  sujeitos a alterações.

Profª Elisa, 6º anos:
  • Antecedentes da história de Brasília/DF;
  • Estudos de elementos da linguagem visual: cor, ponto, linha, plano, textura, figura, ritmo, volume, proporção, equilíbrio, simetria, bidimensionalidade e tridimensionalidade:

  1. Estudo e simbologia de cores em diferentes culturas e sociedades;
  2. Estudo de diferentes tipos de desenhos.

Profª Elisa, 7º anos: 
  • Arte da Contrarreforma: Barroco;
  • Barroco como primeiro estilo artístico brasileiro, diferenças regionais e a contribuição do negro em seu desenvolvimento;
  • Rococó - origens e características gerais. 

Profª Dorivane, 8ºanos:
  • As grandes transformações na arte a partir do século XIX aos dias atuais, as novas tendências estéticas associadas às transformações sociais científicas e tecnológicas;
  • O Barroco e o Rococó - origens e características gerais do barroco e italiano e resto da Europa; 
  • Estudos comparativos do barroco italiano e resto da Europa. Como surgiu o movimento Rococó;
  • A influência da Revolução Francesa e o Império de Napoleão nas produções artísticas. O convencionalismo e o tecnicismo nas academias de belas artes; a arquitetura neoclássica segundo o modelo dos templos greco-romanos e das construções do Renascimento italiano; a temática da pintura: fatos históricos, composições mitológicas, nus, paisagens e retratos; o equilíbrio da composição e a harmonia do colorido;
  • Estudos comparativos entre o Neoclássico europeu e brasileiro;
  • As grandes tendências (transformações) na Arte a partir do século XIX aos dias atuais; as novas tendências estéticas associadas às transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas.

Profª Dorivane, 9º anos:
  • Expressionismo: tendência para traduzir em linhas e cores os sentimentos mais dramáticos do homem;
  • Cubismo: abandono da perspectiva, cubismo analítico e cubismo sintético (colagem);
  • Abstracionismo: ausência de relação entre formas e cores;
  • Dadaísmo: estilo de Arte considerado vazio de significado; Marcel Duchamp e a Readymade;
  • Surrealismo: valorização das pesquisas científicas; o inconsciente e os sonhos nas expressões artísticas.

3º Bimestre

Conteúdos  sujeitos a alterações.


Profª Elisa, 6º anos:
  • Principais características de culturas da antiguidade: Mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma;
  • Principais características da Arte Bizantina;
  • Principais características da Arte Medieval: Românica e Gótica.

Profª Elisa, 7º anos: 
  • Neoclassicismo em manifestações artísticas no Ocidente;
  •  Estilo Neoclássico introduzido no Brasil pela Missão Artística Francesa. Principais artistas e surgimento da Escola Nacional de Belas Artes;
  • Academicismo brasileiro - artistas brasileiros oriundos da Academia Nacional de Belas Artes.

 Profª Dorivane, 8ºanos:
  • Realismo: a arquitetura civil urbana, a arquitetura e a "pintura social";
  • O movimento das Artes e Ofícios e o Art Nouviau;
  • As influências nas produções artísticas americanas. A arte de Frida Kahlo, Diego Rivera, José Clemente Orozco e/ou outros;
  • Pintura com guache em papel canson.

Profª Dorivane, 9º anos:
  • Estudo dos meios de comunicação de massa e influências no comportamento e mudanças sociais;
  • Introdução a leitura da obra de arte: elementos básicos da linguagem visual, estilo artístico e período histórico;
  • Introdução às novas tendências da arte no século XX. A influência e o domínio dos Estados Unidos na Arte Pós-moderna.
  • A Op Art/A Pop Art;
  • A arte concreta;
  • Expressionismo abstrato. 
4º Bimestre


Profª Sandra, 6ºs anos:

  • Noção - Colorir desenhos;
  • Noção - Perspectiva e volume;
  • Principais características da arte egípcia, grega e romana.

 Profª Sandra, 7ºs anos:

  • Noção - Colorir desenhos;
  • Noção - Perspectiva e volume;
  • Principais características da arte egípcia renascentista, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo e Realismo.

Profª Dorivane, 8ºs anos:

  • Os artistas precursores do modernismo brasileiro;
  • A prosperidade brasileira no século XX e a Arte;
  • O movimento modernista brasileiro. As novas tendências da arte brasileira e européia;
  • A semana de Arte moderna e a busca de identidades culturais, nacionais, artísticas, intelectuais e literatos que participaram da Semana de 22;
  • O modernismo brasileiro após a Semana de Arte Moderna.
  • O Expressionismo, o Cubismo e o Surrealismo no Brasil. Principais inovações na arte brasileira e a influência européia - teoria antropofágica e a simplificação da forma.


Profª Dorivane, 9ºs anos:

  • Introdução às transformações estéticas e tecnológicas da arte no século XX;
  1. Arte por computador - vídeo arte;
  2. Arte conceitual
  3. Hiper-realismo;
  4. Minimal Art;
  5. Instalações;
  6. Happening;
  7. Body Arte.
  • Arte contemporânea e no Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário