QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA

Alberto - CEF 15


É importante refletir: pessoas ricas,com grande poder econômico querem ser deputados (representantes do povo ). Eu digo que até podem, porém, é preciso desconfiar pois não se vê na maioria deles, um trabalho social voltado para o bem estar da comunidade e da sociedade como um todo. Vamos colocar uns exemplos para que se entenda melhor. Por que essas pessoas antes de pensarem em se canditadar, não se preocupam com os problemas da sociedade, sobretudo a mais carente e necessitada? Problemas como por exemplo escolas que faltam merenda ( como creches ), escolas que faltam quadras de esportes decentes, cobertas e apropriadas para o bom desempenho de atividades das crianças e jovens, escolas que faltam livros, que faltam bibliotecas, que faltam monitores. Poderiam, muito bem, essas pessoas, se não resolver algum desses problemas, pelo menos pudessem, de forma filantrópica, adotar algumas dessas instituições necessitadas contribuindo financeiramente para que se fizessem melhorias, passando para a sociedade uma imagem de pessoas instruídas, sensíveis, capazes de entender o povo nos mínimos detalhes.


Detalhes que nossos políticos atuais não enxergam. Dificultam o bom andamento das Instituições, só votam projetos de interesse próprio, como se a Câmara Legislativa fosse só deles: dos 24 deputados que se dizem representantes do povo. Povo esse que além de baixos salários, só tem muito mal o 13º, enquanto eles ganham bem, têm verba gorda ( dinheiro ) mensal para gastar à vontade e ainda no final do ano tem o 13º , 14º e por aí vai, de salários gordos. Tenho certeza que o povo chegou num estágio de saturação, de profunda reflexão, diante de sofrimentos pelos maus atendimentos e péssimas condições de trabalho em todos os lugares, como escolas, Detrans, Receitas Federais, Instituições Financeiras e outros. Sem dizer as calamidades, o desrespeito ao ser humano, as humilhações nos hospitais de toda rede pública de saúde, enquanto os deputados têm um ótimo plano de saúde e não têm o conhecimento do que é enfrentar uma fila em um posto de saúde na madrugada fria e gelada e não conseguir atendimento; ou tentar marcar uma consulta e só ter vaga para o próximo semestre ou apenas para o outro ano. É, sem dúvida nenhuma, humilhante as pessoas simples que deram o seu precioso voto, votaram na esperança que alguém lhes representasse na Câmara dos Deputados, muitas vezes morrerem de agonia em uma fila, esperando uma operação que não chega à tempo; deixando familiares, companheiros e amigos numa profunda tristeza e com um grande sentimento de impunidade aos responsáveis por tal tragédia.



Mas isso pode mudar. Vote certo, vote por você, vote pelos seus filhos, familiares, amigos, vote pelo povo que precisa. Conheça bem os candidatos, sua história de vida, seu histórico de trabalho social pelo povo, pela comunidade onde ele reside. Qual é o seu comprometimento com a ética, a moral e o respeito ao ser humano? Verifique se ele era acessível a todos os que o procuravam antes de ser candidato, ou só está pegando nas mãos de pessoas humildes neste momento que precisa de seu voto. Cuidado, depois de votar vão demorar passar os quatro anos e isso é muito tempo para passar vivendo novamente de mentiras, promessas que não cumprem, em reuniões que nos empurram com a barriga. Quem de nós não participou de uma reunião dessas, que no final se aplaudiu, mas não aconteceu nada de concreto ou de bom para o povo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de celular em sala de aula

Atividade sobre bullying desenvolvida pelas orientadoras

Um conto