Projeto Atleta do Futuro SESI


O CEF 15, em parceria com o SESI de Taguatinga, está implantando este ano o Projeto Atleta do Futuro. Alguns alunos da escola integral serão atendidos.

Usar o esporte como meio de inclusão social pode até ser uma fórmula um pouco antiga, mas os resultados positivos fazem com que sempre ganhe novos adeptos. O Programa Atleta do Futuro (PAF), iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi), chegou ao Distrito Federal no ano passado e desde então já atendeu cerca de 4 mil crianças. A expectativa é que até o final de 2009 esse número chegue a 7 mil. Diferentemente das escolinhas esportivas, o PAF dá oportunidade aos pequenos de experimentar várias atividades. Somente depois de vivenciar todas elas, o atleta mirim foca numa modalidade específica. A ideia principal é fazer com que as crianças escolham o esporte preferido de acordo com suas habilidades.

O programa é dividido em fases. A primeira é psicomotora. Crianças de 6 a 8 anos participam das diversas atividades esportivas de maneira lúdica. Na segunda fase, a pré-desportiva, alunos de 9 e 10 anos aprendem, a cada mês, uma atividade diferente, como futebol, handebol, vôlei, basquete e judô. A partir dos 11 anos o aluno pode escolher um esporte para dedicação exclusiva. Dentro de cada atividade esportiva, os professores são instruídos a trabalhar temas como ética, superação, saúde e autoestima, repassados por meio do Valores do Esporte – outra iniciativa do Sesi que visa mostrar os princípios da prática esportiva, como espírito de equipe, ajuda mtua e liderança. São princípios que ultrapassam as linhas esportivas para serem utilizados na vida.

Laboratório de Informática

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de celular em sala de aula

Atividade sobre bullying desenvolvida pelas orientadoras

Um conto