Campanha "Setembro Amarelo "em prol da redução do número de suicídio.
No Brasil a campanha Setembro
Amarelo foi criada em 2014 por uma iniciativa do Centro
de Valorização da Vida (CVV)
— uma ONG voltada à prevenção e apoio emocional em relação ao suicídio — em
parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação
Brasileira de Psiquiatria.
Trata-se de uma expansão das
ações do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro. Assim, durante o
mês de setembro, as entidades envolvidas incentivam e colaboram para que a
conscientização sobre o tema seja propagada por escolas, governos, ONGs e
empresas.
A campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de
prevenir e reduzir os números de suicídio no país. O maior desafio da campanha
é conscientizar a sociedade em geral que problemas como a depressão, que estão
diretamente associados ao suicídio, é uma doença e deve ser tratada como tal e
não como uma “bobeira ou falta do que fazer”.
Durante muito tempo o suicídio foi considerado um
grande pecado, isso devido a crenças religiosas, morais ou culturais. Isso pode
estar associado com a dificuldade que as pessoas sentem em falar abertamente
sobre o assunto, por medo ou vergonha de serem julgados.
Estar presente, demonstrar interesse
e carinho aos familiares é uma das maneiras de identificar e prevenir problemas
de depressão. Sinais como mudanças de comportamento, reclusão e até alterações
no sono e apetite, podem ser sinais de depressão. Participar do processo de
cura do familiar também é extremamente
importante, além é claro de contar com a ajuda de especialistas da área da
saúde mental.
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