Estudo de história 7° anos

Aula: O estudo da História – professor Guilherme Amorim de Carvalho.

Por que estudamos História?
Muitos de vocês, ao pensar sobre o estudo da História na escola, perguntam-se para que serve esse conhecimento. Uma das perguntas mais comuns, e que você mesmo já deve ter se perguntado, é mais ou menos a seguinte: Por que tenho que estudar coisas que aconteceram muito antes de eu nascer? Bem, para tentar responder essa pergunta, vamos primeiro entender o que é isso que chamamos de História.

O que é História?
O famoso pensador francês Marc Bloch disse que “a História é o estudo do homem no tempo e no espaço” (BLOCH, 1949). Mas o que Bloch quis dizer exatamente com isso? Com essa frase, o autor queria que as pessoas entendessem que:
1. A História só existe por causa do homem.
2. A História só existe por causa da sociedade onde os homens vivem, ou seja, do “tempo e do espaço”.

Ok, mas... e daí?
Bem, agora que nós já vimos a definição de História, você deve estar se perguntando: e o que eu tenho a ver com isso? Para tentar responder, vamos ver o que dizia o pensador alemão Immanuel Kant sobre o tempo e o espaço.
Kant afirmava que nós só podemos conhecer uma coisa se ela existir em um tempo e em um espaço. Para entender melhor, vamos fazer um exercício de reflexão:
Primeiro vamos entender o espaço: pense em uma cadeira dentro de uma sala de aula vazia. Agora, imagine alguém retirando a cadeira da sala de aula. O que sobra? O espaço vazio. Agora tente fazer contrário, imagine alguém retirando a sala de aula vazia e deixando só a cadeira. Não tem como, não é mesmo? A não ser que a cadeira fique flutuando no nada.
Agora vamos entender o tempo: Imagine o professor apagando o quadro. Aquilo que estava escrito antes, depois não existe mais e agora só vemos o quadro em branco. Ou seja, nós só conseguimos perceber o que estava escrito no quadro, se pensarmos em um antes, uma agora e um depois. Nós temos como “apagar” o quadro no tempo, mas não podemos apagar o “tempo” do quadro.
Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/kant---teoria-do-conhecimento-a-sintese-entre-racionalismo-e-empirismo.htm?cmpid




Continua sem entender para que serve a História?
Agora você sabe que, para existir história, é preciso que existam homens no tempo e no espaço, ou seja, que existam homens vivendo em uma sociedade em determinada época. Para entendermos melhor, vamos fazer um outro exercício de reflexão:
Imagine-se com sua família e amigos em sua festa de aniversário. Você conseguiria imaginar a sua festa de aniversário sem você? Ou ainda, você conseguiria imaginar os seus anos de vida sem você? Bem difícil, não é mesmo? Podemos dizer, então, que os seus anos de vida são a sua História e que para uma pessoa lhe conhecer melhor, você terá que contar para ela, não só o que você viveu durante sua vida, mas os lugares onde você esteve e pessoas que você conheceu.
Interessante, não? Assim, só é possível que alguém conheça algo sobre sua vida, se esse alguém puder lhe imaginar no tempo e espaço. Por exemplo: Eu só posso saber corretamente sobre sua festa de aniversário, se você me contar quando e onde ela aconteceu.

Mas e a História?
Bem, nós vimos que você possui sua própria História e que, para lhe conhecer, precisamos saber em que momentos e em quais lugares as coisas aconteceram na sua vida. Da mesma forma, a Humanidade possui uma História e, para conhecê-la, precisamos saber em que momentos e em quais lugares aconteceram coisas importantes ao redor mundo.

E o que a minha História tem a ver com a História da Humanidade?
Você deve estar se perguntando: e o que minha História tem a ver com a História da Humanidade? A resposta é: tudo! A História da Humanidade nos ajuda a compreender porque as coisas são assim e não de outro jeito. Voltemos ao exemplo da festa de aniversário. Hoje em dia, todos nós gostamos de comemorar os nossos aniversários, mas nem sempre foi assim. O costume de comemorar o aniversário surgiu por volta de 3.000 a.C, com os egípcios, que celebravam o aniversário do Faraó. Com o tempo, esse costume foi passado para os gregos e para os romanos.  No século IV d.C, a Igreja começou a celebrar o aniversário de Cristo, o Natal. E assim surgiu o nosso hábito de comemorarmos também nossos aniversários.
Veja mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios/



Conclusão
Ora, depois de tudo que vimos, podemos perceber que nós estudamos História para entender porque as coisas são assim e não de outro jeito. E agora, depois de ter aprendido um pouco sobre a “História do aniversário”, você sabe que a História do Egito antigo tem muito mais a ver com a sua História do que você imaginava.

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