Recomendações do Serviço de Orientação Educacional
Estamos passando por um período que está trazendo ansiedade, angústia, dúvidas e muito sofrimento para algumas famílias. Neste momento, torna-se necessário ter tranquilidade, positividade, energia em alta!
Pensando nisso a Orientação Educacional do CEF 15 traz de forma adaptada algumas orientações e dicas para este período de quarentena.
ALGUNS CUIDADOS PARA O PERÍODO DA QUARENTENA
Pensando nisso a Orientação Educacional do CEF 15 traz de forma adaptada algumas orientações e dicas para este período de quarentena.
Todas as imagens são meramente ilustrativas
ALGUNS CUIDADOS PARA O PERÍODO DA QUARENTENA
Seguem abaixo algumas dicas adaptadas do site do Instituto de Psiquiatria Paulista. Estamos todos na mesma “tempestade” e reaprendendo a viver, conviver e ressignificar a vida. A intenção é que todos se cuidem e se adaptem aos novos desafios e novas rotinas. Acreditem, iremos todos ficar bem! A tempestade vai passar.
1 – PRUDÊNCIA COM O EXCESSO DE INFORMAÇÕES
Mantenha-se informado por canais de comunicação confiáveis e oficiais – cautela com o que lê e recebe em redes sociais. É muito importante saber o que está acontecendo e como devemos agir. Só que passar o dia inteiro consumindo muitas informações, às vezes até fake news, pode acabar gerando ansiedade, trazendo sérios prejuízos a sua saúde mental. Procure assistir os noticiários pela manhã – os jornais da noite trazem o resumo de tudo que aconteceu durante o dia e isso pode te deixar ansioso e interferir na qualidade do seu sono. Acima de tudo, procure desenvolver otimismo e esperança – sentimentos essenciais para os dias atuais.
2 – PROCURE MANTER UMA ROTINA SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
De uma forma ou de outra, a quarentena modificou a rotina existente em casa. Devemos ter em mente que quando isso passar nossa vida voltará à normalidade, e você precisa estar preparado. Procure manter os mesmos hábitos de antes: horário de dormir e acordar, horário das refeições e as atividades de casa. Quem faz terapia deve continuar fazendo-a através dos meios digitais. Isso é importante para preservação da saúde mental. Se conseguir, procure separar um momento para fazer uma atividade física dentro de casa mesmo. Existem profissionais que estão oferecendo atendimento remoto, além de aulas gratuitas pelo youtube. É uma boa alternativa para manter a meta de corpo e mente sãos!
3 – REINVENTE MOMENTOS DE LAZER
Agora que não é possível os passeios ao ar livre, se reinvente: leia um livro novo ou releia aquele que você gostou mas não se lembra tanto da história. Existem diversos sites que oferecem livros gratuitos em PDF, aproveite! Ouça suas músicas favoritas. Aprenda xadrez, faça palavras-cruzadas, cultive plantas. Procure fazer algo que lhe motive.
4 – MANTENHA CONTATO COM AMIGOS E FAMILIARES
Organize chamadas de vídeo com seus familiares e amigos. Assistia a uma série ou filme em família: descontrai e reafirma os laços afetivos entre vocês. Mantenha contato com as pessoas que você gosta. É muito importante sentir-se acolhido e protegido pelo amor e amizade das pessoas que queremos e nos querem bem.
Vibrações positivas sempre!
Comentários
Postar um comentário