Regras CEF 15

Senhores pais/responsáveis,
Abordaremos neste Comunicado as regras do CEF 15 a saber:
I.          Comunicamos que o uso do uniforme será obrigatório a partir do primeiro dia letivo. O uniforme escolar é composto pela camiseta da escola, calça ou “bermuda” jeans azul ou preta, calça legging azul ou preta. Ressaltamos que o comprimento permitido para bermudas é de apenas 4 dedos acima do joelho, portanto os alunos que estiverem usando shorts curtos serão notificados, e os pais deverão comparecer à escola imediatamente para sanar o problema ou os alunos voltarão para casa (de acordo com assembleia escolar) a fim de se vestirem adequadamente. Calça legging só será aceita a que for adquirida na escola e poderá ser usada como uniforme no dia-a-dia.Nos dias das aulas de Educação Física, os alunos deverão usar tênis e roupas adequadas para práticas esportivas: bermuda de malha ou tactel azul ou preta, legging azul ou preta. Lembramos que o uso do uniforme proporciona segurança e equilibra as diferenças sociais.
II.        Horário de abertura dos portões: 7h 20m e 12h 50m, para alunos do matutino e vespertino respectivamente.
III.      Horário das aulas: 7h 30m às 12h 30m ou 13h às 18h. Nossa escola trabalha com dois intervalos para que os alunos possam beber água, ir ao banheiro e lanchar. Sugerimos que o aluno porte uma garrafinha com água durante as aulas. Assim, saídas de sala durante os horários de aula só em casos urgentes.
IV.      Horário de atendimento aos pais na Supervisão: 8h às 12h e de 13h30m às 17h.
V.        Durante o horário de aula, o aluno só será liberado na presença do responsável, não podendo ocorrer por telefone ou por bilhetes.
VI.      Atestados médicos deverão ser entregues na escola até 48 horas após a data de emissão para que o aluno fique respaldado com relação a todas as atividades perdidas.
VII.    É importante que o aluno organize seu material didático para que não ocorra esquecimento, pois a escola não fará interrupções em aulas para entregá-lo. Cada aluno deve trazer seu livro didático encapado com plástico transparente grosso e não pedi-lo emprestado em outras salas.
VIII.  Sabendo que a responsabilidade pela educação será sempre um trabalho conjunto entre pais e escola, os professores estarão à disposição dos pais nas segundas-feiras em horário contrário da aula dos filhos, de 8h15m às 9h15m para pais e alunos do vespertino e de 14h15m às 15h15m para alunos do matutino.
IX.      Temos um blog da escola que pode ser acessado por pais e alunos com o seguinte endereço: cef15taguatinga.blogspot.com.br e uma página no facebook: CEF 15 NEWS. Enviamos também os comunicados para os emails cadastrados em formulário próprio.
X.        É preciso que despertem a consciência de seus filhos para terem humildade na hora de pedir o lanche da escola, pois o alimento servido não deve ser estragado com brincadeiras e poderia saciar a fome de muitas crianças carentes.
XI.      Sugerimos o pagamento da taxa da APAM de 50,00 para o ano ou 10,00 por mês.
XII.    Em 2015, vivenciamos muitos problemas disciplinares ligados ao uso do celular, fone de ouvido e às redes sociais.
Queremos ressaltar algumas reflexões a cerca desses temas.
O uso de aparelhos digitais, como celulares, computadores, tablets e outros durante a aula é muito mais frequente do que se imagina. Seu uso, quase nunca, objetiva o aprendizado.
O uso desses aparelhos é uma grande ameaça ao ensino-aprendizagem. Mais de dois terços dos alunos possuem um equipamento digital.
Durante as aulas, os alunos teclam com amigos, checam e-mails, visitam as redes sociais, navegam na internet, acessam jogos, ouvem músicas enquanto o professor tenta ensiná-los.
Tudo isso gera defasagem no aprendizado, pois os alunos não prestam atenção à aula, perdem instruções importantes dadas pelos professores, gerando mau comportamento e conflitos.
Sobre o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, relembramos que são proibidos pela Lei Distrital nº 4131, de 02 de maio de 2008.
Outro aspecto é uso das redes sociais. É preciso que as famílias avaliem os riscos a que podem estar expondo seus filhos. É necessário que os orientem para uma convivência saudável com a tecnologia e o seu uso inteligente, regido por limites éticos. Somos favoráveis a que o adolescente use a tecnologia, afinal, essa é a era da informação, mas, com cautela, e mediada pelos pais ou responsáveis.
Para se inscrever numa rede social é perguntada a idade da pessoa. Logo, até que o jovem complete a maioridade, os pais devem ter acesso liberado à máquina e conhecer as senhas dos filhos. Essa é uma dica da Polícia Civil que esteve em nossa escola nos anos anteriores.
São várias as recomendações que precisamos vivenciar com o crescimento das redes sociais. Entre elas, estabelecer horário para utilização de jogos e computador (o tempo recomendado é de 2 horas por dia), usar a rede de forma ética, sadia, aprender a filtrar informações úteis e verdadeiras da imensa gama de textos falsos e sem autor postados nas redes.
Para sanar as dificuldades que estamos vivenciando, resolvemos adotar algumas medidas:
ü  Os pais devem usar SOMENTE o telefone da escola é 3901.7580 (Supervisão) e não ligar para os celulares de seus filhos durante todo o horário de aula.
ü  O aluno que for abordado fazendo uso de aparelhos eletrônicos ou fone de ouvido NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA terá o equipamento recolhido, assinará o livro de ocorrências e, se reincidente, será suspenso, uma vez que já foi orientado, advertido e tomou conhecimento da Lei Distrital acima citada. Os eletrônicos e fones de ouvido deverão ser guardados pelo aluno antes de entrar no portão da escola. Em caso de recolhimento desses objetos por qualquer funcionário da escola, somente serão devolvidos ao responsável do aluno.
ü  A escola não será mediadora em casos de furto dos aparelhos eletrônicos e nem quanto a ameaças, brigas e desentendimentos feitos em redes sociais. Tais situações são de inteira responsabilidade dos pais que devem fazer o Boletim de Ocorrência nas Delegacias.


É imprescindível a participação dos pais para formarmos uma parceria e minimizarmos essas questões.

Obrigada pela confiança depositada em nosso trabalho!
Equipe Gestora do CEF 15 de Taguatinga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de celular em sala de aula

Atividade sobre bullying desenvolvida pelas orientadoras