Assunto de Arte, professor André



Você sabe o que são as vanguardas europeias?
Chamamos de vanguardas europeias o conjunto de tendências artísticas vindas de diferentes países europeus cujo principal objetivo era levar para a arte o sentimento de liberdade criadora, a subjetividade e até mesmo certo irracionalismo, sobretudo em um contexto em que as correntes filosóficas de cunho positivista influenciavam toda produção artística da época. Os movimentos de vanguarda emergiram nas duas primeiras décadas do século XX e provocaram uma ruptura com a tradição cultural do século XIX, influenciando não apenas as artes plásticas, mas também outras manifestações artísticas, entre elas a literatura.
Do francês avant-garde, a palavra vanguarda significa “o que marcha na frente”. As correntes de vanguarda, embora apresentassem propostas específicas, pregavam um mesmo ideal: era preciso derrubar a tradição por meio de práticas inovadoras, capazes de subverter o senso comum e captar as tendências do futuro
No Brasil, as vanguardas estiveram intrinsecamente relacionadas com a primeira geração do Modernismo, uma vez que seus representantes (presentes na literatura, na arquitetura, nas artes plásticas ou na música), contagiados pelo sentimento de renovação, observaram a necessidade de alinhar o pensamento artístico brasileiro às vanguardas que surgiram na França no início do século XX.
Cubismo: Com o cubismo teremos um tratamento geométrico das formas da natureza. Assim, elas passam a ser representadas pelos objetos em todos os seus ângulos no mesmo plano, constituindo uma figura em três dimensões.
Predominam as linhas retas, modeladas basicamente por cubos e cilindros, dada a geometrização das formas e volumes.
Essa técnica que renuncia à perspectiva, assim como ao "claro-escuro", causa uma sensação de pintura escultórica.
No plano conceitual, o cubismo pode ser considerado como uma arte que privilegia o exercício mental como maneira de expressão das ideias.
Ao romper com a perspectiva consagrada das linhas de contorno, a natureza passa a ser retratada simplificadamente.


Podemos destacar algumas características do movimento dadaísta, a saber:
·         Rompimento com os modelos tradicionais e clássicos;
·         Espírito vanguardista e de protesto;
·         Espontaneidade, improvisação e irreverência artística;
·         Anarquismo e niilismo;
·         Busca do caos e desordem;
·         Teor ilógico e irracional;
·         Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista;
·         Aversão à guerra e aos valores burgueses;
·         Rejeição ao nacionalismo e ao materialismo;
·         Crítica ao consumismo e ao capitalismo.




Com uma visão trágica do ser humano, o Expressionismo, como o próprio nome suscita, busca ser uma expressão dos sentimentos e das emoções do autor da obra.
Assim, os artistas exageram e distorcem os temas em seu processo de catarse.
Revelando o lado pessimista da vida, esta escola utilizou a arte enquanto forma de refletir a angústia existencialista do indivíduo alienado, fruto da sociedade moderna, industrializada.



De forma simplificada, podemos listar as seguintes características dessa vertente artística:
·         pensamento livre;
·         expressividade espontânea;
·         influência das teorias da psicanálise;
·         criação de uma "realidade paralela";
·         criação de cenas irreais;
·         valorização do inconsciente.
O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. Nessa perspectiva, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.


Impressionismo 
·         registro das tonalidades das cores que a luz do sol produz em determinados momentos;
·         figuras sem contornos nítidos;
·         sombras luminosas e coloridas;
·         misturas das tintas diretamente na tela, com pequenas pinceladas

Portanto, a tonalidade preta é evitada em obras impressionistas plenas. De modo semelhante, a presença dos contrastes e de transparências luminosas auxiliam no desvanecimento da forma, percebida agora sem contornos.
Os impressionistas aboliram as temáticas históricas e mitológicas, bem como as religiosas, buscando momentos cotidianos fugazes.
Ademais, procuravam uma expressão artística que estivesse focada nas impressões da realidade em detrimento da razão e da emoção.


Link do vídeo a ser também estudado: Clik aqui
https://www.youtube.com/watch?v=i-XW-6V14q4&app=desktop


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