Poema - análise e exercícios

Leia este belo poema e responda às questões logo abaixo. Posteriormente divulgaremos as respostas.

"Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não querer-te chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.

Quero-te só porque a ti te quero.
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te como um cego.

Talvez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,

Nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor, a sangue e fogo"
Pablo Neruda, em Cien Sonetos de Amor

1- A primeira estrofe do poema  é composta por qual figura de linguagem? Explique-a e dê um exemplo, retire o exemplo da primeira estrofe.

2- Relembrando as aulas de poema e poesia, o que é soneto? Como ele é dividido?

3- Este amor que o poeta diz sentir, é um amor tranquilo, sereno? Ou é um amor inquieto, que incomoda? Cite algumas palavras ou expressões contidas no poema, para explicar sua resposta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de celular em sala de aula

Atividade sobre bullying desenvolvida pelas orientadoras