Orientação Educacional em Ação!

 


    A orientação educacional do CEF 15 está realizando um excelente trabalho de auto avaliação dos estudantes dos 9º anos em relação aos seus estudos. A ação está sendo realizada durante essa semana. A orientadora educacional, Lílian, se apresentou aos estudantes e contou a história seriada: Os quatro alunos - escrita por: Marcos José Ferreira, que prendeu a atenção das turmas por ter sido escrita por um estudante da mesma faixa etária, por ter uma linguagem apropriada e por levar à reflexão. A seguir eles analisaram os tipos de estudantes  presentes na história e tentaram se classificar, se percebendo como estudante: Arrependido, Falso, Mínimo e Quero Tentar. 


    O trabalho trouxe um momento de conscientização relevante e necessário para o contexto educacional o qual estão inseridos.

    A conversa fluiu tranquilamente e nesse momento os estudantes foram capazes de perceber que suas escolhas impactam positivamente ou negativamente suas vidas e determinam os objetivos que cada um almeja alcançar.

    A seguir a orientadora educacional aplicou a estratégia: Roda da Vida. Apresentou e explicou cada componente a ser avaliado no contexto educacional. Os estudantes participaram ativamente, saiu cada roda mais linda e colorida que a outra. Foi explicado que o resultado da roda apresentados por eles não definem quem eles eram e sim quais os pontos fortes e quais precisavam de mais atenção para melhorar. Foi um incentivo e tanto!






    Finalizando, Lílian conduziu um questionamento sobre compromisso em que cada estudante registou as decisões que tomaria para melhorar seu perfil de estudante, apresentou dicas para reflexão no quotidiano escolar e convidou os estudantes a fazerem uma lista de suas conquistas, por menores que sejam de modo que acreditem que são capazes.





Parabéns equipe de Orientação Educacional.

 

Direto da redação do Laboratório de Informática/Equipe Gestora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de celular em sala de aula

Atividade sobre bullying desenvolvida pelas orientadoras