ORIENTAÇÕES AOS PAIS DE ALUNO DO 6º ANO

 

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO DE TAGUATINGA

 Centro de Ensino Fundamental 15 

ORIENTAÇÕES AOS PAIS DE ALUNO DO 6º ANO 

    

    Pensando em tornar a transição do 5º ano do Ensino Fundamental I para o 6º ano do Ensino Fundamental II em uma experiência agradável e tranquila, o CEF 15 de Taguatinga traz para você pequenos lembretes que podem ajudar seu filho nessa fase.

    Sabemos que muitos alunos vivem momentos de angústia e insegurança movidos pela expectativa dessa transferência. Vale a pena lembrar que, na Escola Classe, ele era o mais velho, o mais experiente. No CEF, ele será o mais novo, fato que pode gerar medo e ansiedade.

👉 Instrua-o a buscar apoio ou ajuda se precisar. É um período de adaptação, ele precisa se sentir seguro e protegido.

👉 Troque as frases “No 6º ano, você vai ter que ser mais responsável”, “Agora vai ter que parar de brincar”, “Vai ter que estudar mais”, “Agora começa o estudo sério” por: “Vai dar tudo certo”, “Você é uma pessoa dedicada”, “Você consegue”, “Sinto orgulho de você”, “Estou aqui se precisar”.

👉 A escola sempre foi o compromisso mais importante de seu filho! Agora, ele estará com um volume maior de responsabilidades e tarefas, por isso necessita de ajuda, encorajamento e palavras de apoio para motivar-se.

👉 Preste atenção na higiene de seu filho. Ele ainda pode necessitar de ajuda. Higiene pessoal é tudo! Reforça a autoestima e ensina sobre cuidados com o corpo.

👉 Converse com seu filho sobre respeito, disciplina, obediência. Temos uma vida muito corrida e cansativa, mas ensine valores a ele enquanto ainda quer te ouvir, sirva de exemplo.

👉 A obrigação primordial da escola é a educação formal, reforçamos e cobramos hábitos e atitudes de respeito por parte de nossos alunos. Necessitamos de seu auxílio e boa vontade, reforçando a necessidade de cumprir as normas e regras da escola e ter uma boa convivência com todos os colegas.

👉 Observe se o que seu filho assiste ou escuta está compatível com a idade dele. Muitas vezes ele reproduz na escola falas e atitudes que nem sabe o que significam.

👉 Estabeleça limites com calma e não de forma punitiva. Seja firme e direto. Reserve momentos para o lazer. Assistir a filmes, ler livros, ouvir músicas e brincar também são atividades importantes para se realizar em família.

👉 Não deixe que a raiva ou o stress acumulados por outras razões se manifestem nas discussões com seus filhos. Seja justo! Carinho e palavras afetuosas nunca são demais. Acredite no potencial de seu filho. Use palavras de incentivo, estreitando, assim, os laços familiares.

👉 Sem pressão. Seja positivo e confiante. Tudo dará certo! MUITO IMPORTANTE: Seu filho está entrando numa fase natural do desenvolvimento humano, a adolescência. Esse período é marcado pelo interesse nas atividades em grupo, preocupação com a aparência, interesse por namoro. Tudo isso gera instabilidade emocional e, às vezes, acaba contribuindo para sentimento de rebeldia e indisciplina tanto em casa quanto na escola. Muitos ainda são imaturos nas atitudes e comportamentos e, agora, começam a enfrentar alterações físicas, cognitivas, psicológicas e sociais. Precisam de apoio. Necessitam de acompanhamento médico pelo menos uma vez ao ano para verificar taxas de hormônios e vitaminas no organismo, pois o desequilíbrio entre eles pode ocasionar desânimo, nervosismo, sono excessivo ou a falta dele, entre outras coisas.

 

Você não está sozinho! Conte conosco! 😀

 

Orientação Educacional do CEF 15 oe.cef15@edu.se.df.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uso de celular em sala de aula

Atividade sobre bullying desenvolvida pelas orientadoras